terça-feira, 14 de junho de 2011

MEU SONHO DE GRANDEZA


Quando eu era criança morava numa casa em Bom Jardim que tinha um quintal muito grande. Nesse quintal, aos seis anos de idade, sonhei que um dia seria rico e teria uma grande empresa de ônibus. Num mês de férias consegui uns 50 tijolos maciços e os transformei nos meus ônibus. Montei minha garagem e fiz a estrada no quintal. Passava hora e mais horas, no chão, empurrando um ônibus, depois outro e ao final do dia toda a frota tinha feito o percurso de ida e volta Bom-Jardim/Orobó.
Cresci mas meu sonho de grandeza não me abandonou. Ora sonhava ser banqueiro, ora astronauta, ora piloto de corrida. Nada disso eu vim a ser na vida. Todavia, hoje, perto de completar 63 anos de idade, sei que aquele meu sonho de grandeza, de certa forma se realizou.
Este retrospecto, esta análise do que fiz, do que não fiz e do que deveria ter feito ou não ter feito me veio à mente depois que li e reli a poesia “HELENA” que Gustavo Pedrosa escreveu e postou na internet. Helena é a minha mais nova neta que está para chegar. Vai se juntar a Tarsila e Lavínia, suas primas e, claro, a sua irmã Clarissa. Tarsila e Lavínia são jóias lapidadas por Fernandinha e Gustavo. Clarissa é outra jóia lapidada por Dani e Érico. Helena não será diferente. Minhas netas e meus filhos, junto com Beth, são hoje a concretização daquele sonho de grandeza que um dia povoou a minha mente. São as minhas jóias, a minha fortuna. Meu sonho de grandeza.
Eis a poesia de Gustavo Pedrosa:
HELENA

Estás a fazer companhia a Clarissa
Já és presença marcante às margens do São Francisco
Ao lado da casa de Gilberto Freire
Teus ouvidos já escutam os primeiros acordes do Rock in Rio 2011
Na Vila Romana, tua Grécia é presente.

Helena, teus pais respiram-te há 9 meses
Tua irmãzinha sonha em te pentear os cabelos finos
Aquele que conquistou fronteiras além de Tróia
Não vê a hora de recebê-la em seus braços
Aquela capixaba, herdeira da fartura do sorriso nordeste,
Não cabe de euforia em alimentar-te de amor.

Helena
Que enriqueças o belo de dignidade
E a amizade cimente tuas conquistas.
Helena e Clarissa, Tarsila e Lavínia
Que a distância as aproxime.

Gustavo Pedrosa
Queria ser 10% do tio que foste para minhas filhas
Tio Érico, papai Érico
Com muito carinho e respeito
Seja bem-vinda Helena.

Um comentário: