quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A TÁBUA DE QUEIJO DA BETH

Da ultima vez que fomos ao Recife Fernandinha e Glauco nos levaram para conhecer um novo tipo de supermercado que foi inaugurado na Imbiribeira. Se existe uma coisa que eu detesto é supermercado, mas como éramos convidados fomos lá. O supermercado (que esqueço o nome) parecia o Atacado dos Presentes de antigamente. Simples empilhamento de mercadorias. Nos anos setenta/oitenta eu ajudei a mudar todo o sistema de armazenagem da CHESF e o que a gente mais combatia era a deficiência no armazenamento em função do irregular empilhamento.

Como eu não estou aqui para falar de supermercado nem a ensinar Abílio Diniz ou Paes Mendonça a armazenar seus artigos, limitar-me-ei a falar sobre a tábua de queijo comprada pela Beth nesse bendito supermercado.

Aqui em Paulo Afonso obedecemos quase que uma rotina de na quinta à noite e nas tardes de domingo tomarmos uma cervejinha ou, a depender da temperatura, algumas garrafas de vinho. Antes de nossa ida ao famoso supermercado a nossa cervejada tinha como petisco alguma coisa como amendoim, salsichão, sarapatel, ovo de codorna etc. Eu quase nada como desses “tira gosto”, mas Beth preparava para ela mesmo ou para algum amigo que nos visitasse.

Depois de nossa ida ao já falado supermercado a nossa rotina mudou. Agora a bendita tábua de queijo faz a sua festa. Beth a prepara com um esmero tal que faz gosto. A tábua vem muito bonita. No meio ela coloca os queijos macios como gouda, estepe, itálico, emental, gruyère, etc, numa base de 40% mais ou menos. Logo depois ela coloca os chamados “Queijos maduros”, como parmesão, peccorino, prima dona e outros que não ultrapassam os 30%. Já os “Queijos de casca branca” como brie, camembert etc, a base de 20% são colocados mais a direita e, logo depois, vem os Queijos de mofo azul, como stilton, roquefort, gorgonzola, até ricota cor de rosa, algo em torno de 10%. É um espetáculo da natureza a tábua de queijo da Beth. Sem esquecer de um detalhe muito importante, ela se lembra de mim, na ponta esquerda, lá no cantinho, ela coloca um polenghinho.

2 comentários:

  1. Obrigada Duduzinho pelo elogio. Foi uma ótima escolha, só assim você petisca alguma coisa quando esá bebendo. Não é mesmo? Beijos

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Quando eu tiver por aí, pode colocar, na ponta direita, mais um pouquinho de polenghinho? Amo vocês!

    ResponderExcluir