segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ELEIÇÃO DE 2012

Em junho passado fizemos uma análise da situação política de Paulo Afonso com vista as eleições de outubro do próximo, tendo como espelho a eleição de 2008, como se hipoteticamente todos os candidatos se tornassem novamente candidatos e tivessem a mesma votação. Naquela oportunidade, na nossa avaliação, o quadro se apresentava da seguinte maneira:

GRUPO DE MÁRIO, percentual de partida de 25,33% dos votos;
GRUPO DE ANILTON com PT (5,06%) e o poder: percentual de partida de 34,35% dos votos;
GRUPO DE RAIMUNDO (unido): percentual de partida de 23,67% dos votos;
PSDB: percentual de partida de 5,80% dos votos;
DEMAIS PARTIDOS: percentual de partida de 10,95% dos votos;

Merece agora uma nova análise ante o novo quadro político que se apresenta com a entrada do Prefeito Anilton Bastos no PDT e o enfático apoio a ele dado pelo Deputado Paulo Rangel.

Na avaliação atual o Grupo de Raimundo deixa de existir e passamos a considerar como Grupo de Oposição 2 sendo o Grupo de Mário o de Oposição 1.

Considerando que já estão praticamente definidos os grupos, colocamos todos os partidos pequenos como integrantes do Grupo de Anilton, inclusive o PV, sem Zé Ivaldo. Também naquele momento Paulo Sérgio era do Grupo de Mário e Marquinho do Grupo de Anilton. Hoje é o inverso.

O Grupo de Anilton ficou formado com a votação dada aos candidatos do PT - PDT - PPS - DEM - PRP - PSDC - PMDB - PTC - PRB - PTN – PV (sem Zé Ivaldo) mais os votos dados a Paulo Sérgio e Luiz Alberto.

O Grupo de Mário (Oposição 1), que na eleição passada foi formado pelo PP, PSC e PR recebeu a adesão de Aroldo (PTB), Adilson Ângelo (PT), Ângelo Carvalho (PRP), Delmiro do Bode (PHS), Ivan Dias (PMDB), Zezinho do INSS (PSB), Ivanete Avelino e Geraldo Alves (PCdoB), Ozildo Alves e Neumy José (PTN), Professora Quitéria (PV) e Maria do Carmo (PSB).

O Grupo restante do PCdoB, PSB e PSDB, denominamos Oposição 2, acrescido da votação dada a Zé Ivaldo.

Os Grupos ficaram assim:

Grupo de Anilton, com 23.996 votos ou 46,5%;
Grupo de Mário, com 14.145 votos ou 27,4%;
Oposição 2, com 13.486 votos ou 26,1%.

É importante destacar que na eleição passada o voto de legenda somou 5.713 votos com destaque para o DEM (2.305) e o PSB (1.541). Na próxima eleição o DEM não terá a força do 25 nem o PSB a força do 40. É provável que o destaque fique para o 11 ou o 12.

Eliminando o voto de legenda e computando apenas os votos dados aos candidatos o quadro muda significativamente. Vejamos:

Grupo de Anilton, com 20.563 votos ou 44,8%;
Grupo de Mário, com 13.615 votos ou 29,7%;
Oposição 2, com 11.736 votos ou 25,6%.

Como se vê, o Grupo de Mário sai bastante fortalecido. Mesmo assim, a única chance da oposição derrotar Anilton é se unindo. Possa ser que daqui até as eleições os Deputados Mário Negromonte e Mário Júnior consigam reverter a diferença em relação ao Grupo de Anilton, é muito difícil, por isto o entendimento com os demais integrantes da oposição é fundamental.

Na nossa opinião, mantendo o ponto de vista de que Màrio Junior não deve ser o candidato, a opção mais confiável para o Grupo de Mário é o nome de Antônio Martins. Não quero dizer com isto que o Partido não tenha outras opções. Tem e boas. Mas para a disputa que se aproxima temos que ter um candidato que faça com que a votação dos candidatos a vereadores seja quase que igual a sua. Val não conseguiu isto em 2008. Antônio Martins conseguirá e, eleito, não trairá o Grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário